sexta-feira, 25 de abril de 2014

O Mundo de Sofia

O Mundo de Sofia um estudo simples da filosofia
"O Mundo de Sofia" (Cia das Letras, 1995, 560 páginas), do autor Jostein Gaarder traz um passeio pela história da filosofia com uma linguagem simples e cativante.

Neste romance há duas garotas prestes a completar 15 anos, Sofia Amundsen e Hilde Moller que são protagonistas desse fantástico romance. Orientada por um professor chamado Albert Knox, Sofia Amundsen percorre os caminhos da filosofia desde seu nascimento até os dias atuais.

Inicialmente os contatos são realizados por cartas e depois por meio de um encontro misterioso. Alberto utiliza uma linguagem simples para explicar toda a história da filosofia.

Com uma linguagem singela e aulas práticas, Alberto Knox, leva Sofia para a pré-filosofia percorrendo a filosofia grega, filósofos da idade medieval, Renascimento, pensamentos de Max, Freud até os dias contemporâneos.

Gaarder de forma dialética entre a realidade concreta dos pensamentos filosóficos e a aventura de Sofia entrelaça um enredo que cativa o leitor do inicio ao fim, inclusive, o cotidiano da Sofia e Hilde são mostrados de forma que chega a confundir quem é uma e quem é a outra.

Parece que o romance atingiu seu objetivo de explicar de forma introdutória os principais personagens da história da filosofia, por isso o conhecimento adquirido com a leitura não se fecha incitando novas pesquisas a respeito dos assuntos abordados.

É bom lembrar que Gaarder foi professor de filosofia no ensino médio e talvez a experiência adquirida favorecesse a escrita didática apresentada nessa obra, pois conforme sua pesquisa não encontrou livros acessíveis para os leitores.

“Sofia Amundsen regressava da escola. Percorrera com Jorunn o primeiro trecho do caminho. Tinham conversado sobre robôs. Para Jorunn, o cérebro humano era um computador complexo. Sofia não estava de acordo. Um homem deveria ser algo mais do que uma máquina.”

Enfim, uma leitura recomendada para aqueles que desejam conhecer os primeiros passos para a Filosofia.


Boa Leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário