sábado, 26 de abril de 2014

Batman O Cavaleiro das Trevas

Bob Kane criador de Batman em 1939
Batman é um personagem que gosto muito e a partir de hoje vou postar algumas coisas desse personagem da DC Comics que ao longo de várias décadas apresentou diversas mudanças, inclusive, em seu comportamento psicológico.

Em meados de 1938 o editor Vin Sullivan solicitou aos artistas de sua editora que inventassem um personagem que fosse uma mistura de policial com super-herói para que fosse publicado na Detective Comics.

O desenhista Bob Kane e o roteirista Bill Finger criaram uma figura fantasiada e após sucessivos esboços o Homem-Morcego foi lançado pela Detective Comics edição 27 de 1939, Kane e Bill haviam criado um novo super-herói: The Bat-Man.

Bob Kane 1939
Com o passar do tempo The Bat-Man foi simplificado para Batman e meses depois a origem do super-herói foi publicada revelando um menino chamado Bruce Wayne que viu seus pais serem mortos num assalto.

As primeiras histórias do Homem-Morcego são violentas e após algumas críticas esses aspectos são minimizados com a introdução de Robin em Detective Comics edição 38 em abril de 1940. Batman se identifica com Robin pela história semelhante que o menino prodígio tem, seus pais, trapezistas de circo, também foram mortos por criminosos.

Batman 1943 15 episódiosO sucesso das HQs atingem também as telas de TV, em seriado criado em 1943 com 15 capítulos batizado como O Morcego. Esta série foi produzida pela Columbia Pictures.

Inimigos de BatmanNa década de 1940, fase chamada a Era de Ouro dos Quadrinhos, foram criados inúmeros vilões formado por personagens loucos e psicopatas. Foram criados o Coringa, Mulher-Gato, Espantalho, Chapeleiro Louco, Cara de Barro e Pinguin.

É importante salientar que a Era de Ouro dos Quadrinhos esteve profundamente ligada a Segunda Guerra Mundial e com o fim do conflito apenas Batman, Mulher Maravilha, Superman e Capitão Marvel seguiram com as vendas de Gibis.

A guerra fria e os avanços tecnológicos da época, iniciada em meados de 1950, fomentaram  a industria de HQs a criarem um ambiente mais infantil. Nesse período foi criada a personagem Mulher-Gato.

Na década de 1960 as aventuras foram orientadas pela ficção científica onde os roteiros criaram personagens com poderes e origens científicos. É bom lembrar que foi nesse período que surge uma elipse amarela no peito de nosso herói.

Batman Adam WestDurante esse período uma série televisa foi criada chamada Batman de Adam West, série humorada e colorida. Os produtores do seriado exigiram a criação da segunda versão de Batgirl, além, de ressuscitar o mordomo Alfred Pennyworth morto nos quadrinhos.

Com as vendas caindo, o roteirista Dennis O’Neill e o ilustrador Neal Adams reformulam, em meados da década de 1970, o Batman e a partir de Detective Comics edição 395 em busca de suas origens é apresentado um novo Homem-Morcego.

Asa NoturnaA continuidade cronológica é respeitada até meados de 1980, pois as histórias respeitavam o envelhecimento dos personagens e a sequência histórica dos fatos. Exemplo é o Robin Dick Grayson que tornou-se adulto e assume a identidade  de Asa Noturna.


Morte em familiaA era plutônio dos Quadrinhos como ficou conhecida a década de 1980, os personagens estavam mais próximas dos leitores e os roteiros eram mais violentos tanto que o Coringa deixou paraplégica a Barbara Gordon, Batgirl, bem como em A Piada Mortal o Robin Jason Todd é espancado com um pé-de-cabra e morre numa explosão em Morte em Família.

A decisão da morte de Robin, Jason Todd, foi por meio de uma estratégia de marketing criada pela DC em 1988. Um número de telefone é criado para os leitores votarem pela morte ou não de Robin, bem sinistro.

Batman Michael Keaton e Jack NicholsonTim Burton dirige o filme Batman com Michael Keaton e Jack Nicholson sendo sucesso de bilheteria o que não aconteceu com os outros três filmes, Batman: O Retorno, Batman Eternamente e Batman e Robin. O filme arrecadou mais de 400 milhões de dólares recebendo ótimas críticas e prêmios sendo indicado ao Saturn Award, Globo de Ouro, além, de ganhar o prêmio máximo do cinema o Oscar. O filme inspirou a série animada e influenciou Hollywood na produção de técnicas para o desenvolvimento de filmes baseados em super-heróis. 

Batman A Série AnimadaEm meados de 1992 uma série de sucesso televisiva é criada chamada Batman – a série animada. Com roteiro de Bruce Timm e Paul Dini os fãs ficam empolgados e consideram uma das melhores já criadas.

BaneDurante a década de 1990 ocorreram mudanças drásticas no personagem, pois as vendas estavam caindo e não estavam atraindo novos leitores. A partir daí foi criado o vilão Bane que pra mim é um dos melhores e durante a a saga A Queda do Morcego, Batman foi derrotado. Com a derrota Batman é substituido por Jean Paul Valley que adota outro uniforme e uma forma violenta de combater os criminosos. Por fim Bruce Wayne se recupera e retoma o capuz do morcego.
O diretor Christopher Nolan lança em 2005 o filme Batman Begins, Batman – O Cavaleiro das Trevas em 2008 e O Cavaleiro das Trevas Ressurge em 2012 com uma nova perspectiva baseado no realismo e dilemas do herói.


Batman os novos 52Por fim em meados de 2010 foi criado um novo reboot a Maxi Série Os Novos 52 com os mesmos objetivos de Crise nas Infinitas Terras a fim de atualizar personagens e atrair leitores.


Visitem os links abaixo e conheça mais do universo do Homem-Morcego:

Omelete


Boa Leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário